mm1 mm2 mm3mm4 mm5 mm6 mm7


20
maio 2016

ARQUIVADO EM: Literatura

a-rainha-vermelhaA Rainha Vermelha #1
Autor:
Victoria Aveyard
Título original:
Red Queen
Editora: Seguinte
Número de páginas:
424
Avaliação: 
5/5
Onde comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe – e Mare contra seu próprio coração.

A Rainha Vermelha foi um livro que me agradou MUITO, ainda que seja praticamente uma colcha de retalhos repleta de referências. O que torna essa leitura tão boa (pelo menos para mim), é que mesmo com referências e clichês, Victoria Aveyard conseguiu criar uma trama envolvente, e de certa forma surpreendente.

No universo onde a trama se desenrola, as pessoas são dividas entre os que possuem sangue vermelho, e os que possuem sangue prateado. Os vermelhos são os trabalhadores braçais, que vivem na extrema misérias e dedicam suas vidas a elite prateada, que incluem o rei e sua família. Os prateados são dotados de poderes sobrenaturais, superforça e domínio de elementos são alguns dos exemplos de prateados. Devido a essas características, eles são temidos pelo povo vermelho.

“A verdade não importa. Só importa aquilo em que as pessoas acreditam.”

A protagonista, Mare, sabe que seu destino é servir ao exército – assim como seus dois irmãos mais velhos -, já que não possui nenhuma habilidade e não é aprendiz em nenhuma profissão. Ela sabe que quando precisar partir, sua família ficará em uma situação ainda mais miserável, já que nem mesmo o dinheiro dos roubos que costuma cometer irá ajudá-los. Quando a oportunidade de trabalhar no palácio real aparece, Mare aceita. No entanto, durante uma importante cerimônia real, Mare descobre que ainda que seu sangue seja vermelho, ela possui um estranho poder. A fim de evitar questionamentos, e entender a razão de Mare ter um poder, a família real convence a todos de que Mare é uma prateada, e a fazem se tornar noiva do príncipe mais novo, Maven.

Mare conhece na pela o sofrimento dos vermelhos, e ser chamada de prateada não a deixa nem um pouco feliz, mas talvez essa seja uma chance de mudar a vida de sua família e trazer justiça ao seu povo. Assim, Mare se torna Marena, e começa a fazer parte de um intrincado jogo de poder e mentiras.

“Viraram-me do avesso, trocaram Mare por Marena, a ladra pela coroa, trapos pela seda, vermelho por prateado. Esta manhã eu era uma criada; à noite, sou princesa.”

O cenário governamental da trama é bem desenvolvido e convincente, nos vemos rodeados por intrigas, mentiras, artimanhas e manipulações em busca de poder. Os vermelhos estão cansados de serem subjugados, e estão prontos para uma rebelião, o que torna a guerra iminente. Maren, Maven e o príncipe mais velho – Cal, se envolvem em um complicado triângulo amoroso, que fica bem no centro de todos os conflitos. Detesto triângulos amorosos, mas esse não foi o destaque da história, ele coube bem no enredo e fez sentido ao final.

“Todo mundo pode trair todo mundo.”

A narrativa de Victoria Aveyard é totalmente fluída e envolvente, o clima de tensão permeia toda a leitura e eu mal pude desgrudar do livro. Uma mistura de fantasia, romance, guerras e muita aventura faz de A Rainha Vermelha um livro que merece ser lido o quanto antes. Sim, você vai se lembrar de outras histórias durante a leitura, mas em nenhum momento isso foi um ponto negativo para mim, Aveyard deu um fôlego novo ao que já era conhecido e transformou A Rainha Vermelha em um livro memorável, para mim.

Mare é uma boa personagem, e ainda que tenham alguns pequenos erros de julgamento, sua coragem e determinação são admiráveis. Os demais personagens foram lindamente caracterizados, sentimos simpatia, raiva e desprezo em diversos momentos. O que eu creio ser exatamente o intuito da autora.

“Você é a mudança controlada, do tipo em que as pessoas podem confiar. Você é a chama lenta que pode dissipar uma revolução com um punhado de discursos e sorrisos.”

Se você não aprecia romance, não precisa se preocupar, pois esse não é o foco da leitura. O final não me surpreendeu totalmente, mas foi bastante impactante. Quero muito começar a leitura do segundo livro! Os direitos de filmagem já foram vendidos para a Universal, e preciso dizer que minhas expectativas em relação ao filme são bem altas, espero que eles caprichem. Leitura mais do que recomendada! 

“Erga-se, vermelha como a aurora.”

Clique no leia mais e participe do sorteio 😀 😀

Se você se interessou, essa é a chance de concorrer à um exemplar do livro. 🙂

Para participar é bem simples, basta preencher a primeira entrada, que é LIVRE, e você já está participando. Se quiser mais chances, é só preencher as chances extras, que serão liberadas logo após a primeira entrada do formulário. Boa sorte!

a Rafflecopter giveaway




Deixe um comentário

16 Comentários em "A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard (+ sorteio)"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Aline
Visitante

Adorei a resenha! Já tinha vontade de ler, mas tava com medo de ser um romance água com açúcar, com alguns toques de guerra e luta por algo, o que me desanimou.. Mas agora me interessei! Obrigada!

Laís Silva
Visitante

Estou louca pra ler,só pela resenha já sei que é uma ótimo livro!

Letícia
Visitante

Amei, parabéns você escreve bem e me despertou uma vontade de ler!

Adrian
Visitante

Ouvi falarem muito bem desse livro. Quero muito ler ele.

Taciana Oliveira
Visitante

Esse livro promete.
Tão diferente de muitos por ai, por isso me apaixonei pelo enredo.
faz tempo que queria ler. Tomara que eu ganhe, quero algo diferente na minha leitura algo sobrenatural com poderes e tudo mais.

Nathália Vitória
Visitante

Faz muito tempo que não lia uma resenha tão detalhada e riquíssima assim… Amei, perfeito continue assim que você vai longe!

Josiane
Visitante

adorei sua resenha, me deu uma vontade de ler. quem sabe eu tenho sorte no sorteio 🙂

Shirlen Teixeira
Visitante

Muito legal seu site. eu amo livros, então é super legal conhecer novos títulos através das resenhas. Parabéns!

Lana Silva
Visitante

Já faz algum tempo que estou querendo ler esse livro, no entanto com tanto lançamento incrível acabo deixando essa leitura para segundo plano. Acho essa distopia totalmente bem escrita, com uma trama além de surpreendente, muito cativante e envolvente, por isso espero ter oportunidade de ler essa série, pelo menos os livros já publicados todos esse ano, super ansiosa por essa leitura.

Maristela G Rezende
Visitante

Estou com esse livro em minha lista de desejados já faz algum tempo. Tenho lido várias resenhas e comentários sobre ele e só vejo elogios. Espero vir a gostar da leitura tanto quanto as demais pessoas que o leram. Gostei da sua resenha.

Joice Alano
Visitante

Já faz bastante tempo que quero esse livro, ouvi falar muito bem e é do tipo de livro que eu amo <3
Confesso que nunca entendia direito a história com toda essa coisa de "prateados" e "vermelhos", mas a sua resenha ficou bem clara e agora estou mais ansiosa do que antes!
Além das minha expectativas por causa da história que parece ser muito boa, a capa do livro é maravilhosa! Uma das mais lindas, na minha opinião.
Enfim, parabéns pela resenha e pelo blog! 😀

Francisca Elizabete
Visitante

A vida de Mare Barrow não está nada boa, uma vez que ela não faz parte dos que tem o sangue prateado!! Ela tem que roubar para ajudar a sua família!! Porém, apesar de ela não ter o sangue prateado, ela tem poderes? Mas como isto é possível?

Rhaissa
Visitante

O livro parece ser maravilhoso, quero ganhar \o/

Dandra (@_dandra)
Visitante

Tô sentindo falta dos seus vídeos no canal Juh. Voltaa 🙂

Bia
Visitante

Qual é o titulo do proximo livro w

wpDiscuz

ilustrações design e desenvolvimento