19 jun, 2018

Uma Mentira Perfeita, de Lisa Scottoline

Autora: Lisa Scottoline

Título Original: One Perfect Lie

Editora: HarperCollins

Número de Páginas: 400

Avaliação: 4/5

Sinopse: Chris Brennan acaba de se mudar para Central Valley, na Pensilvânia. Ele veio atrás de um emprego como professor substituto e treinador de beisebol na escola de ensino médio local, com um currículo impecável e boas maneiras que só um bom homem poderia ter. Mas tudo sobre ele é uma mentira. Seu nome é um pseudônimo, seu currículo é falso. E ele veio para a cidade com um plano, que a princípio é perfeito – e para cumpri-lo, precisa ficar de olho no time de beisebol. Encontrar o que precisa para cumprir seus planos não deve ser tarefa difícil, e Chris foca sua busca em três meninos cujas vidas (e as de suas mães) giram em torno do time: Raz Sematov, o arremessador, um menino geralmente alegre e bem humorado que acabou de perder o pai; Evan Kostis, que é rico, mimado e problemático além de ser a sensação do time, e Jordan Larking, o novato, um garoto tímido e reservado.

Chris Brennan pleiteava uma vaga como professor na Escola de Ensino Médio de Central Valley. De boa aparência  e linguajar impressionante, Chris agradou seus superiores desde o momento em que se apresentou. O que ninguém suspeitava, é que aquele homem simpático e solícito, na verdade, escondia muitos segredos. A começar pelo seu verdadeiro nome: Curt Abbott.

“- Bem, isso parece maravilhoso! Devo dizer, que você fez jus a todas as minhas expectativas. – Dra. McElroy sorriu calorosamente e fechou a pasta com os arquivos. – Parabéns, Chris, a vaga é sua! Deixe-me ser a primeira a lhe dar as boas-vindas à Escola de Ensino Médio de Central Valley.

– Ótimo! – Chris estendeu a mão sobre a mesa e mostrou seu sorriso mais sincero.

Era hora de pôr o plano em marcha, de começar com o primeiro passo.” (Página 20)

Em princípio, eu não estava entendendo muito bem qual a real intenção de Chris em ser professor naquela escola e o porquê dele insistir na inimizade entre os jogadores do time em que treinava. Seu plano, apesar de muito bem elaborado, ainda não fazia muito sentido.

“Chris não sabia se aquele seria o resultado, mas mesmo que não fosse, funcionava para seus propósitos. Agora Jordan ficaria zangado com Raz por ter estragado sua grande oportunidade. Chris filmou o fracasso e deu um tapinha nas costas de Jordan depois, dizendo-lhe que  fariam aquilo de novo em outro momento. Jordan e Raz não disseram outra palavra um para o outro durante o resto do treino, e saíram separados do ginásio.

As coisas não poderiam ter saído piores para Jordan e Raz. E não poderiam ter saído melhores para Chris.” (Página 80)

Porém, tudo começou a se encaixar e a estratégia de Chris foi se materializando de forma extraordinariamente inacreditável! Os meninos eram peças fundamentais de um quebra-cabeças incrível que Chris estava disposto a resolver de qualquer maneira.

O novo treinador estava na escola para desvendar um enigma, para procurar culpados e principalmente para proteger inocentes.

“Ele provavelmente estava pensando que Chris/Curt era um herói, que tinha feito o trabalho dele, mesmo que isso significasse contar uma grande mentira.” (Página 384)

Achei muitíssimo interessante o modo como a autora resolveu começar essa história, com um ar de mistério, para aos poucos ir revelando as nuances de sua trama.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Lisa Scottoline, mas gostei bastante de Uma Mentira Perfeita, por atiçar a curiosidade do leitor com relação aos seus personagens e por abordar temas importantes como terrorismo e a forma como as família americanas criam seus filhos. Achei uma leitura válida para quem esta a procura de um suspense melodramático. Leiam!

 

 

Tags: , , , , ,

veja os posts relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of