INÍCIO SOBRE RESENHAS CONTATO/POLÍTICAS LIVROS LIDOS EM 2014 ANUNCIE

Química Perfeita - Simone Elkeles

Autor: Simone Elkeles                       
Editora: Underworld
Número de páginas: 306
Avaliação: 
Sinopse: Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?.

Resolvi ler Química Perfeita por causa da Mari, do Confissões Literárias, que ama esse livro e falou muito bem dele. E porque depois de ter terminado Belo Desastre (♥) algumas pessoas me disseram que os livros eram muito parecidos. O que eu acabei não concordando muito.
Brittany Ellis é linda, popular, desejada e namora o capitão do time de futebol, Colin. Todos acreditam que sua vida é perfeita, e ela é constantemente invejada.
Alejandro Fuentes - Alex - é mexicano, lindo, forte, cheio de tatuagens, mora na zona sul da cidade e faz parte de uma gangue, a Sangue Latino. As pessoas acreditam que Alex é um marginal, drogado e perigoso. Ele é temido por todos no colégio.
Quando são obrigados a trabalhar juntos em um projeto de química, Alex e Brittany percebem que têm mais coisas em comum do que imaginavam.
Apesar das aparências, a vida de Brittany de perfeita não tem nada, seu relacionamento com seus pais é precário. Sua mãe vive tendo colapsos nervosos, e exige que Brittany seja perfeita, a melhor em tudo. Seu pai é ausente e sua irmã mais velha, Shelley, tem necessidades especiais. A única pessoa que consegue realmente lidar com ela é Brittany. 
Alex também não é o que parece, apesar de se relacionar com pessoas perigosas e fazer mesmo parte de uma gangue, ele não é um garoto ruim. Tudo o que Alex faz é para ajudar e proteger a mãe e os dois irmãos menores. Já que infelizmente seu pai morreu há um bom tempo.
A proximidade faz com que os dois se apaixonem, apesar dos atritos iniciais. No entanto, as coisas não vão ser fáceis. Os dois terão que enfrentar diversos problemas, e situações perigosas se quiserem realmente ficar juntos.

Eu gostei muito de Química Perfeita, foi uma leitura rápida e agradável. A caracterização dos personagens é ótima, e o contraste entre os personagens explosivo. 
Alex é sexy e bem-humorado, suas falas são sempre carregadas de ironia. Eu adorei o personagem. 

"- Você poderia tirar a roupa e mergulhar, nua. Ficarei montando guarda e não deixarei ninguém entrar.
Ela caminha para mim, segurando firmemente a vara entre os dedos.
- Você bem que gostaria disso, não é?
- Ah, claro – respondo, confirmando o óbvio. – Mas espero que você não esteja usando aquelas calçinhas imensas como a da vovó... Se estiver, vai acabar com a minha fantasia.
- Para sua informação, elas são Pink... de cetim! E já que estamos trocando informações pessoais, você usa cuecas do tipo shorts ou sunga?
- Nenhum dos dois. Deixo meu sexo livre, se é que você me entende.
Não é bem assim. Mas Brittany terá de imaginar por si mesma.
- Que coisa mais vulgar, Alex.
- Não despreze, antes de provar." (Página 140)

O livro intercala o ponto de vista - em primeira pessoa - de Alex e Brittany. Cada capítulo é narrado por um deles. Eu gosto muito desse tipo de narrativa, é mais abrangente e faz com que conheçamos mais a fundo os personagens. 
Os personagens secundários são mais do que importantes no decorrer da história. Destaque para Shelley (a irmã de Brittany) e Paco - o melhor amigo de Alex.
Apesar de ser um livro romântico, Simone Elkeles toca em pontos delicados como: a dificuldade de alguns pais em lidarem com filhos com necessidades especiais, a existência e o funcionamento de gangues e preconceito contra latinos. Além é claro de deixar bem claro que as aparências enganam.
A trama é toda bem amarrada, a leitura se desenrola de forma surpreendente. Não pude deixar de me emocionar com o final. 
A forma como o relacionamento de Brittany e Alex se desenrola me convenceu, não foi de uma hora para outra, o amor foi nascendo aos poucos. 

“E aquele beijo...Nossa, juro que nunca experimentei nada parecido, em toda a minha vida. Nada mesmo. Se o sistema solar não perdeu o alinhamento, naquele instante, então não vai perder nunca mais.” (Página 188)

Mesmo tendo referências a drogas, sexo e palavrões, Química Perfeita é uma leitura mais leve (diferente de Belo Desastre, que não considero um YA). 
Sim, Química Perfeita e Belo Desastre tem alguns pontos em comum, mas as histórias são completamente diferentes (BD ainda é o meu favorito).
Simone Elkeles tem uma escrita fluída, estou ansiosa para ler outros livros da autora. Química Perfeita é o primeiro livro de uma trilogia, mas cada livro conta a história de um personagem diferente. Então fiquem tranquilos que o livro tem final. 
Os livros seguintes - Rules of Atracttion e Chain Reaction - vão contar as histórias dos irmãos de Alex: Carlos e Luis. Espero que a Underworld não enrole tanto para publicá-los.
Química Perfeita é um livro divertido, doce, apaixonante e real. Recomendadíssimo.

Beijos :)

18 comentários:

  1. Hahaha vc esta me convencendo a mergulhar nos livros de romance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom \o/
      Tem alguns que valem a pena mesmo <3

      Excluir
  2. esse livro me parece ser muito bom ,amei a resenha rs,não li belo desastre ainda ,mas li a serie deixando o paraiso dessa mesma autora,e digo é muitooooo bom,grandes emoçoes,risadas ,e um final incrivel!

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha (como sempre). haha Estou mais curiosa do que já estava. Pretendo ler Quimica perfeita primeiro, e depois Belo Desastre (já que também acho que BD vai ser um pouco melhor). E suas caixinhas de correio, Juh? Tão demorando, em? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, verdade! Mas essa semana sai uma caixinha! :)

      Excluir
  4. Ai Ju eu já sou o contrário, eu não gosto de narrativa em 1ª pessoa por que odeio os pensamentos de outros! Juro, Garotas de Vidro ta me dando nos nervos por causa disso =///
    Adorei a resenha, se eu conseguir um dia arrumar ele pra ler, eu leio, mas assim pra comprar, acho que não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Gostei muito do seu blog.. Comecei a escrever um hj.. Se puder dar uma olhadinha, é http://leiopravc.blogspot.com.br/. Vou ficar muito feliz com a sua opinião!! Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Fiquei interessado agora, antes não dava a mínima pela capa ser feia e não ter vontade de ler resenha alguma dele, mas li a sua e gostei até!

    ResponderExcluir
  7. Ah Ju esse é um livro que morro de vontade de ler mas nunca tive a oportunidade de comprar. Só ouço falar bem dele e vc me instigou ainda mais. Boa dica pra ler junto com Belo Desastre, acho que formam um belo casal, risos.

    ResponderExcluir
  8. Li em um post que Belo Desastre e Química Perfeita eram super parecidos, mas a pessoa tinha lido só um deles, então não levei tanto em consideração. De qualquer forma, lendo a sinopse de ambos, eu fiquei com uma imensa vontade de ler os dois. Muito legal essa história, amo amores proibidos, fora os outros assuntos importantes que a autora trata no livro também.

    ResponderExcluir
  9. Acho que Belo Desastre não tem comparação,também já ouvir fala que eles são parecidos,já faz um tempo que quero ler química perfeita mas o preço não ajuda então sempre vou deixando para depois.

    ResponderExcluir
  10. Vi um filme igualzinho a esse livro.
    Só que no filme a garota não tem namorado e está elaborando um baile para o colégio e o bad boy tem que ajudá-la por castigo.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  11. Oie Juh
    eu prefiro Química Perfeita, só pelo sotaque do Alex...rs
    brincadeirinha
    eu acho que a narração foi bem mais dinâmica e me encantei mais pela Brit e pelo Alex.
    Quero reler o livro em breve.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi Juh,
    Esse parece ser o tipo de livro que eu gosto.
    Vou dar uma olhada!
    Mas a história deles termina nesse livro ou a sequencia é primordial?
    beijos
    Camis - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  13. Ia morrer sem saber que se trata de uma trilogia. Já faz algum tempo desde o lançamento de Química Perfeita, então acredito sim na enrolação da editora quanto a publicação dos outros dois. Mas enfim, só tenho ouvido falar bem desse livro e tenho vontade de ler, mesmo só entendendo o enredo ao ler sua resenha :P

    Um beijo,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  14. Se Química Perfeita é parecido com Belo Desastre, já gosto do livro então.
    Pelo o que você falou do Alex, acho que ele já é meu preferido *-*

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Química Perfeita está nas minhas próximas leituras desde o lançamento e até hoje não consegui ler D: não sei porque tenho a maior dificuldade em comprar os livros dessa editora, acho que é na verdade por causa dos preços.. Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  16. Juh, amei sua resenha!
    Já li Química Perfeita e me apaixonei loucamente por essa linda história de amor.
    Realmente gostei mto de sua resenha, super completa e o melhor: Sem Spoilers...
    Parabéns pelo blog, mto lindo!
    Bjs...

    ResponderExcluir

Caso queira comentar, comente pelo Intense Debate, os comentários via blogger estão desativados. Se estiver vendo o blog pelo celular, é só clicar em versão da web. Obrigada! ;)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Redes Sociais

Pesquisar

4 anos de Livros e blablablá!

Facebook

Receba as novidades

Assista ao último vídeo

Publicidade

Siga no Bloglovin

Arquivo

Blog Parceiro

Estatísticas